Buscar
Sorrir é de fato o melhor remédio!
- Mauro Vinicius de Souza
- 7 de out. de 2016
- 3 min de leitura

O humor é contagiante, isso é fato! O som de gargalhadas é muito mais contagiosa do que qualquer outra coisa. Quando o riso é compartilhado, ele une as pessoas e aumenta a felicidade e intimidade. O riso também desencadeia mudanças físicas saudáveis do corpo. O humor e o riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam a sua energia, diminuem a dor, e te protege contra os efeitos nocivos do estresse. O melhor de tudo, este medicamento de valor inestimável é grátis e fácil de usar.
O riso é um poderoso antídoto para o estresse, dor e conflito. Nada funciona melhor do que uma boa risada para trazer o corpo e a mente de volta ao equilíbrio. O bom humor clareia seus fardos, inspira esperanças, conecta você com os outros, e mantém centrado e alerta.
O riso é uma das nossas primeiras experiências de vida. Ele dá início a interação com o mundo ao nosso redor. O ato de brincar é essencial para a aprendizagem e para forjar ligações sociais. Precisamos dos risos e das brincadeiras para interagirmos como indivíduos com o grupo social no qual nos inserimos e também para aliviar as tensões sociais do cotidiano. Alguns cientistas acreditam que as brincadeiras são parte essencial da formação do caráter e que quando brincamos, simulamos e desenvolvemos as mesmas situações cotidianas que viveremos mais tarde durante a vida adulta. Ou seja, essas brincadeiras físicas vitais e precoces ensinam-nos o alto controle e o comportamento social de que precisaremos na idade adulta. Isto ocorre quando nós aprendemos a usar o riso para indicar que a brincadeira agressiva é só uma brincadeira. Como consequência, formam-se ligações emocionais positivas.
Na faculdade de Ohio, o renomado cientista Dr. Jaak Panksepp, encontrou evidências de que as brincadeiras são uma necessidade básica partilhada entre as espécies, e que serve como uma forma de trabalhar o jogo de dominação e submissão entre indivíduos do mesmo grupo social de forma não-violenta. Isso nos leva a concluir que as brincadeiras e o riso têm o significado da competição entre os indivíduos de uma mesma espécie e grupo social. E nos ajuda a entender as sutilezas das relações sociais, aprendendo a ganhar e a perder, dominar e ser dominado socialmente. O contexto da brincadeira de rolar no chão, perseguir, usar expressão de ameaça é o seguinte: "Vou te atacar e te matar, mas quando o riso se entrelaça nessa brincadeira ele sinaliza: mas não vou machucá-lo, é tudo uma brincadeira.

Comments