Você é "saudável"?
- Mauro Vinicius de Souza
- 12 de out. de 2016
- 3 min de leitura

A palavra "saudável" tem diferentes significados para pessoas diferentes, pode-se, por exemplo, dizer algo de um estudante universitário que não sirva para uma mãe em tempo integral mas, independentemente de quem você é, entenda que ser saudável não tem uma definição e com certeza não existe um estereótipo ou um conjunto de regras pelas quais você tem que viver para ser considerado saudável.
A definição de "saúde" recebeu uma espécie de rótulo ao longo dos últimos anos. Há certas coisas associadas a esse termo que as pessoas vêem como obrigatórias para participar da turma dos saudáveis quando na verdade, você não precisa ter certas coisas, ou fazer certas coisas, a fim de alcançar uma vida saudável.
Por exemplo, você não precisa fazer parte da academia mais cara com os equipamentos de treino mais modernos do momento, não precisa postar uma foto super feliz tomando um suco verde uma vez por semana, especialmente quando você odeia couve. Ser saudável não tem uma etiqueta de preço ou necessidade de um conjunto de regras que devem ser seguidas.
Mas maioria das pessoas que decidem melhorar sua alimentação normalmente correm para a loja especializada mais próxima e apostam em cada "superalimento" da moda e outras guloseimas que puderem encontrar porque acreditam que esta é a definição de alimentação saudável ou porque algum estudo ou algum famoso come isso ou aquilo.
Acabam assim, desembolsando uma fortuna em alimentos que provavelmente nem sequer sabem cozinhar ou como incluir numa dieta e logo voltam aos seus antigos hábitos. A verdade é que não existe milagre e é perfeitamente possível comer de forma saudável com alimentos de fácil acesso que você pode encontrar em um supermercado local a um preço acessível.
Saudável, segundo o dicionário significa "que tem ou revela saúde física e/ou mental, espiritual " ou seja, ser realista é fazer aquilo que funciona para você e para o seu corpo, se esforçando, no seu limite e no seu tempo, comendo sim de forma equilibrada alimentos saudáveis, mas sem neuras ou culpa de quando sentir vontade de se acabar num pote de sorvete ou de se entregar a tentação de comer aquele hambúrguer com o dobro de queijo.

Comentários