top of page

Condicionamento Mental

  • Foto do escritor: Mauro Vinicius de Souza
    Mauro Vinicius de Souza
  • 20 de out. de 2016
  • 3 min de leitura


Percebemos a realidade através de condicionamentos, seja por crenças ou valores aprendidos. Algumas vezes esses condicionamentos são negativos e limitantes, influenciando diretamente a nossa realidade.


Por isso, muitos estudiosos afirmam que somos o que pensamos, devido à freqüência que os sentimentos e emoções produzem através do pensamento.


Cada pessoa tem uma percepção da realidade em que vive e da sua relação com o mundo (já falamos sobre essa subjetividade aqui) e as constrói consciente ou inconscientemente através dos pensamentos.


O condicionamento do cérebro tem uma razão lógica de ser já que, através desse mecanismo acessamos "atalhos" para realizar uma tarefa anterior de forma mais fácil.

O nosso cérebro cria sinapses (nova conexão entre neurônios distintos) quando aprendemos algo ou vivenciamos uma nova experiência, e com isso o cérebro tende a fortalecer essa sinapse e utilizar aquele mesmo caminho para determinado fim. Um problema, uma resposta ou qualquer situação que já tenha sido apresentada pelo cérebro, fará com que ele tente utilizar da experiência passada como base para facilitar o processo.


A partir daí, cria-se um padrão cerebral envolvendo uma situação específica e isso vale para tudo. O padrão pode ser criado através do convívio social, cultural e o cérebro entende que uma solução ou ideia vivenciada diversas vezes ou compartilhada por muitos é a forma correta para a solução de um problema e o condicionamento é criado.


Como exemplo, podemos pensar na troca de marchas de um veículo. No início, quando acabamos de iniciar nossa vida como motorista, a caixa de câmbio parece complicada e não é incomum que olhemos para o câmbio a fim de identificar que marcha o carro está. Com o passar dos anos, isso se torna algo automático no cérebro, já que ele condicionou sua mente e corpo de forma à executar quase que automaticamente aquele movimento. Esse é um condicionamento ou atalho que o cérebro encontra para economizar energia.


A razão baseada no conceito aprendido

Há uma frase de René Descartes que diz: “Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão; toda a gente está convencida de que a tem de sobra.”


A razão é obtida a partir de uma programação mental, baseada em experiências que foram aceitos pelo seu Eu, sua personalidade ou identificação com a experiência.


O conflito existente nos relacionamentos deve-se ao fato de que seus conceitos adquiridos divergirem dos outros, mas o Ego impede que você compreenda a razão do outro, por isso a importância do autoconhecimento.


O padrão mental na realidade vivenciada

O padrão mental criado pelo cérebro expressará a realidade com as mesmas limitações que foram adquiridas e aceitas por você. Se você disser e acreditar que pode fazer algo, você criará um campo de energia que irá vibrar na freqüência que está sentindo.


Mas por outro lado, se dizer e sentir que não pode fazer algo, ou não é capaz, está decretando isso energicamente para o universo através do campo de energia criado e o universo manifestará a sua realidade limitante baseada no que foi gravado em seu Subconsciente.


Uma crença ou padrão só pode ser quebrado somente com a força de vontade da pessoa. Enquanto observamos nossos comportamentos com os olhos de mentes condicionadas não temos controle na mudança, mas ao observar o comportamento de fora, a partir da consciência, você descobrirá facilmente o que lhe impede de alcançar suas metas.


Nossa imaginação tem um poder maravilhoso e quando conseguimos criar um filme em nosso cérebro que, acreditamos e vivenciamos como real, alteramos o que foi escrito em nosso subconsciente através do medo.

Por exemplo: Se eu tenho medo de água e me imagino nadando em alto mar e tendo muito prazer e satisfação naquele momento.


Nos acostumamos a agir e pensar da mesma maneira, isso limita a nossa criatividade. Se nos dermos a oportunidade de fazer as tarefas do dia a dia de formas diferentes e expandirmos nosso pensamento, ampliamos o campo de possibilidades em nossa realidade.


As afirmações positivas têm muito poder de transformar, mas somente com intenção e sentimento. De nada vale fazer afirmações sem sentimento, sabotando a si mesmo e desacreditando do que está falando.


A meditação facilita ao acesso subconsciente, facilitando a quebra de um padrão , além do autoconhecimento que a meditação proporciona.


Muitos de nossos pensamentos limitantes surgem sem o nosso consentimento, pois são originados do subconsciente. Aprendendo a reprogramar a mente subconsciente, alteramos nossa percepção da realidade e dissolvemos as crenças limitantes do Eu engessado até então.


Nosso sistema de crenças pode ser modificado através do autoconhecimento e identificação dos pontos que se deseja alterar.


As possibilidades são infinitas e o limite do que podemos fazer está em cada um. Não somos vítimas e sim responsáveis por nossa vida. Se plantarmos o mal, colhemos o mal e vice versa.

Se sentirmos e acreditarmos que tudo estará errado ao nosso redor ou em nossa vida, essa realidade será atraída e percebida somente por nós que a criamos por condicionamentos ou vícios mentais.




 
 
 

Comments


SEO Corpo e Mente

UM BLOG POR MAURO SOUZA 

Seu corpo em harmonia

© 2016 por Mauro Souza

SEO Corpo e Mente

bottom of page